Pular navegação

Seguro de vida segue como prioridade em 2023

19 de abril de 2023

Tags:

Seguro de vida é uma proteção que vai muito além de garantir a manutenção do padrão de vida da família em caso de morte. O contrato permite indenizações em decorrência de invalidez ou doença grave.

Não é motivo de surpresa que, em janeiro de 2023, o segmento tenha apresentado crescimento de 16% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo relatório da Susep (Superintendência de Seguros Privados).

Quer entender melhor para que serve o seguro de vida e por que ele vem se tornando uma prioridade na vida dos brasileiros? O Blog da Bem explica!

O que é o seguro de vida?

O seguro de vida é o contrato pelo qual se obriga o segurador, mediante o recebimento de prêmio, a pagar ao segurado determinada quantia — chamada de capital segurado — em caso de ocorrência do evento coberto. Pode ser contratado sob as formas individual ou coletiva.

Além disso, a cobertura pode ser adaptada para garantir proteção financeira em situações de incapacidade temporária e/ou doenças graves. Também vale destacar que quem recebe a indenização são as pessoas indicadas pelo segurado.

Em geral, os casais dividem os gastos fixos. Então, quando um deles tem um imprevisto como doença ou acidente, a renda do outro pode ficar comprometida. A modalidade funciona como um instrumento de proteção patrimonial e econômica a fim de garantir a tranquilidade da família.

Por que o seguro de vida se tornou prioridade?

Temos como uma realidade o crescimento da comercialização do seguro de vida. É um reflexo direto da pandemia, quando muitas pessoas passaram a se conscientizar das necessidades da família após a morte.

A arrecadação do setor de seguros supervisionado no acumulado até dezembro de 2022 foi de R$ 355,96 bilhões, o que representa um crescimento de 16,2% em relação ao mesmo período de 2021. Nos seguros de pessoas, o grande destaque foi, justamente, o seguro de vida, que atingiu R$ 27,01 bilhões até o último mês do ano. O valor corresponde a um crescimento de 15,1% em relação ao ano de 2021.

“A pandemia revolucionou o mercado de seguros como um todo no Brasil”, afirmou o diretor do órgão responsável pela regulação do setor no país, Augusto Coelho Cardoso, em entrevista à InfoMoney.

Embora as seguradoras tenham contabilizado prejuízos bilionários ao oferecer cobertura para a pandemia, o mercado de seguro de vida está em franca expansão em decorrência do aumento da percepção de risco.

Outro fator que impulsionou o mercado foi a simplificação dos contratos. Antes, era necessário emitir a apólice pessoalmente para garantir a personalização. Em virtude da necessidade de isolamento social, a contratação remota ganhou força, sem perder as características essenciais da modalidade. E isso permaneceu no período pós-pandemia.

“A pandemia incentivou a contratação remota com entrevistas online, apólices eletrônicas, contratação via aplicativos e plataformas de simulação online. Tudo isso facilitou a vida do consumidor, que vem ganhando mais consciência sobre os motivos de ter um seguro de vida”, acrescentou Cardoso.

Saiba mais sobre como contratar um bom seguro de vida. Entre em contato com a Bem Promotora e teremos o prazer em lhe apresentar outros detalhes e benefícios desta proteção!